quinta-feira, 7 de abril de 2011


Projeto Birô Cultural inicia sua primeira fase no leste sergipano.


“Essa é a primeira oficina do projeto Birô Cultural. Sentimos um orgulho muito grande em trazer essa iniciativa da Secult para a região Leste, mais precisamente Carmópolis, que abrigou, durante uma semana inteira, participantes de municípios vizinhos. Nosso objetivo é que o Birô seja algo permanente, que não acabe com o encerramento das oficinas, pois compreendemos que a participação de mais sergipanos em editais acontecerá gradativamente, de acordo com o empenho de cada um em inscrever seus projetos”. Foi com esta declaração que a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, encerrou a primeira etapa do Birô Cultural, no município de Carmópolis, na manhã desta sexta-feira, 1º.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), direcionado a agentes culturais de todo o Estado com foco no planejamento e viabilização de projetos culturais. O Birô está centralizado em cidades-pólo, tendo em vista a facilidade de atingir todos os oito territórios de Sergipe.
“O Birô será algo permanente. Sinto que a semente que foi plantada em Carmópolis, e que se estenderá para todas as regiões do estado, terá um saldo muito positivo. Precisamos criar um movimento que aprimore o olhar para dentro de nosso Estado, estabelecendo um diálogo com a nossa cultura, em paralelo com a cultura brasileira. Temos música, teatro, cultura popular, e outras manifestações artísticas de qualidade e encantos, só precisamos valorizar isso e tratá-lo como um bem cultural brasileiro.”, pontuou Eloísa.
Região beneficiada
Segundo avaliação do secretário de Cultura de Carmópolis, Alexandre Magalhães, o resultado final da oficina superou as expectativas. “Certamente teremos mais êxitos nos próximos editais, pois foi notória a participação dos alunos durante esses dias de aula. Reconheço publicamente que a Secult elaborou algo primoroso para nossos agentes culturais e quem sairá ganhando com isso é o estado, que iniciará outro período em suas colocações culturais, sendo mais atuante diante do mercado de oportunidades que os editais de cultura proporcionam.”, declarou.
O projeto foi iniciado em Carmópolis desde o dia 28, e durante cinco dias representantes das cidades de Divina Pastora, Capela, General Maynard, Japaratuba, Pirambu, Rosário do Catete, santa Rosa de Lima e Siriri participaram da oficina de elaboração de projetos, ministrada pelo consultor, Mesalas Santos.
Para o consultor do projeto que ministrou as aulas, Mesalas Santos, o interesse popular em cada etapa do Birô produziu uma vivência construtiva e promissora. “Os alunos se mostraram interessados em atuar nessa questão dos editais, sendo que durante nossas aulas cada um expunha suas histórias ligadas ao tema, servindo de exemplo para os demais. O interessante é que a nossa discussão não ficou apenas na superficialidade, ao mesmo tempo em que apontavam os problemas, os próprios alunos indicavam as soluções. A interação foi marcante e terá força para continuar no futuro.”, elogiou Mesalas.

Satisfeita com todo o aprendizado proporcionado pelo Birô, Meriam Alaíde da Silva, se dirigiu durante cinco dias de Capela até Carmópolis tocada pela participação no cenário cultural de projetos. “Sabia que essa ideia seria um estímulo inicial para todos nós, por isso efetivei minha participação e investi empenho em comparecer diariamente. Compreendo que o poder do Birô Cultural não será apenas de nos levar ao pensamento correto, com relação ao preenchimento de editais, mas também servirá de farol para outros aspectos de nossas vidas.”, enalteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário