quarta-feira, 18 de maio de 2011


Ministério da Pesca quer projetos culturais que valorizem comunidades tradicionais de pescadores
 
17/05/2011 - 18:45

Além de produzirem pescado, as comunidades tradicionais ribeirinhas e do litoral brasileiro são importantes fontes de saberes e culturas. Para resgatar esta memória, que corre o risco de se perder, e valorizar estas comunidades, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, recebeu a visita de Morgana Eneile, assessora especial do Ministério da Cultura, na manhã desta terça-feira, dia 17 de maio, em Brasília.
A reunião discutiu cinco pontos principais com potencial para parcerias entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério da Cultura, que terá em Morgana Eneile um ponto de contato e articulação.
Ideli Salvatti quer recuperar a história dos mercados públicos brasileiros das capitais e cidades com eventos da Copa do Mundo no Brasil. Em geral estes mercados contam tradicionalmente com bancas para a comercialização de pescado e fazem parte do patrimônio histórico dos estados ou municípios. Este projeto terá de estar concluído antes da copa, programada para junho de 2014.
A ministra ressaltou a importância de se realizar o levantamento das manifestações culturais das comunidades pesqueiras tradicionais, nas diferentes regiões brasileiras.
Defendeu também um projeto para a recuperação da memória das embarcações tradicionais do Brasil, a exemplo das jangadas do Ceará e da canoa de garapuvú, em Santa Catarina. “Muitos acervos e conhecimentos estão se perdendo e temos de recuperá-los”, afirmou a ministra.
Outro projeto mencionado foi o aproveitamento dos Telecentros Maré para a implantação de pontos de cultura, dotados de recursos como pequena biblioteca, projetor e DVD’s. Atualmente existem 120 Telecentros – todos implantados pelo MPA - nos diferentes estados brasileiros. Eles foram criados originalmente para apoiar as atividades dos pescadores e suas colônias, bem como para garantir recursos de informática e acesso à Internet. “Como já temos esta estrutura, o investimento para a criação dos pontos de cultura será bem menor”, lembrou Ideli Salvatti.
O quinto projeto discutido diz respeito à valorização do artesanato dos pescadores e de suas mulheres, como produtos feitos de conchas ou de pele curtida de peixe, que se transformam, por exemplo, em bolsas e cintos.
Morgana Eneile se comprometeu a fazer gestões em diferentes áreas do Ministério da Cultura para viabilizar os projetos de interesse dos pescadores e de suas famílias.

Fonte: http://www.mpa.gov.br/#imprensa/2011/MAIO/nt_MAI_17-05-mpaprojetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário